Projetos

(USP) Gestão Pública no Brasil

  • Em andamento

Produção de livro didático para o ensino de graduação.

Cláudia, coordenadora do GPublic, foi uma das contempladas no Programa de Incentivo à Produção de Livro Didático para o Ensino de Graduação (PIPLDE) da Pró-Reitoria de Graduação.

A obra explica de forma acessível a questão da gestão pública no País  e a contextualiza no processo de formação do Estado brasileiro e suas heranças históricas e culturais. “Os modelos de administração pública no Brasil estão intrinsecamente ligados à cultura e formação do pensamento político no país”, enfatiza Cláudia.

2017

(CNPq) Governança regional em saúde no Brasil: o ranking de desempenho e eficiência na Saúde Pública.

  • Em andamento

As políticas sociais no Brasil ganham cada dia mais visibilidade quanto à sua atuação e necessidade perante a população, do mesmo modo as cobranças e análises em cima de seus sistemas continuam a crescer. No caso das políticas de saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o instrumento de garantia de saúde à população.

2016

(PQ/CNPq) Políticas Públicas de Educação no Campo: os estados de Minas Gerais e São Paulo/ Bolsa Produtividade em Pesquisa

  • Em andamento

Os estudos realizados ao longo das últimas décadas, além de confirmarem o desenvolvimento econômico diretamente relacionado ao nível de educação de uma nação, passaram também a considerar a educação como um mecanismo para o desenvolvimento social, a eqüidade e a socialização de valores. Diante deste contexto, é importante que o Estado maximize o uso dos recursos empregados nas políticas públicas educacionais, permitindo ações e resultados efetivos.

2013

NAP/CISBi/USP Núcleo de Apoio à Pesquisa Centro de Biologia Sistêmica Integrada

  • Em andamento

Núcleo de Apoio à Pesquisa Centro de Biologia Sistêmica Integrada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Departamento de Genética - HCFMRP/USP). Profa Cláudia Passador como Pesquisadora representante da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

2012

(CNPq) Saúde Pública no Brasil: proposta de um modelo de avaliação de efetividade do sistema utilizando o IDSUS

  • Finalizado

Em um contexto de aumento de recursos e crescimento da demanda, o SUS constantemente sofre alterações que visam aumentar a qualidade, acesso e efetividade do serviço prestado, desta forma são necessários instrumentos de acompanhamento do desempenho. Uma das novas ferramentas utilizadas pelo SUS é o IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde) que se propõe a medir o desempenho de cada município e região em relação ao acesso e a efetividade do sistema.

2013

(FUNDACE/FEA-RP/USP) - Índice de sustentabilidade Municipal

  • Finalizado

O objetivo central é discutir o marco teórico sobre índices de desenvolvimento já existentes e elaborar  a metodologia de um índice que contemple desenvolvimento econômico com qualidade e sustentabilidade, alinhando capital humano, capital social e respeito ao meio ambiente que possa ser oferecido aos municípios do Estado de São Paulo como instrumento de tomada de decisão do executivo e do processo de avaliação de gestão municipal.

2010

(USP) - A importância do engajamento de um aluno de graduação em Grupo de Pesquisa: um estudo multi caso

  • Finalizado

Tem como principal objetivo identificar "como a prática da pesquisa durante a graduação pode contribuir para a completa formação do aluno de administração", ajudando em sua formação enquanto cidadão consciente e profissional melhor preparado paos desafios impostos pelo mercado e pelo desenvolvimento.

2007

(FAPESP) - Estudo piloto para a introdução da Triagem Neonatal da Galactosemia no Estado de São Paulo.

  • Finalizado

Em um contexto de marcantes desigualdades sociais e escassez de recursos públicos para o financiamento do setor saúde, a avaliação de eficiência de ações e serviços de saúde é essencial para a elaboração de estratégias que respondam às necessidades de saúde da população. O crescente impacto das doenças genéticas como a galactosemia no Brasil e a possibilidade de detecção precoce de algumas delas no Programa Nacional de Triagem Neonatal, nos apontam para questões de custo-benefício de sua inclusão neste programa.

2006

(UEM) - Projeto de Pesquisa: Poder Local e Educação - A Escola de Alternância como Referencial de Permanência

  • Finalizado

Projeto de pesquisa desenvolvido sobre o objeto de pesquisa da autora na tese de doutorado realizada na Universidade de São Paulo. O objetivo foi estudar de forma multidisciplinar a política pública denominada "Escola do Campo" do governo do Estado do Paraná de 1990 a 2002, do ponto de vista da agricultura familiar, capital social, redes e educação rural.

2000