Políticas Sociais: Educação e Saúde Pública

(IEA-RP/USP/IPEA/GPublic) Grupo de Estudos Políticas de Estado e Desenvolvimento

  • Em andamento

Este grupo tem como objetivo aprofundar as pesquisas sobre gestão pública em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e o Instituto de Estudos Avançados da USP. Busca a construção e disseminação de novas práticas de gestão, avaliação e implementação de políticas públicas de saúde, educação, cultura  e meio ambiente no Brasil. Tendo em vista principalmente a interdisciplinaridade e intersetorialidade das políticas. 

 

2016

(CNPq) Governança regional em saúde no Brasil: o ranking de desempenho e eficiência na Saúde Pública.

  • Em andamento

As políticas sociais no Brasil ganham cada dia mais visibilidade quanto à sua atuação e necessidade perante a população, do mesmo modo as cobranças e análises em cima de seus sistemas continuam a crescer. No caso das políticas de saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o instrumento de garantia de saúde à população.

2016

(UEM) - Projeto de Pesquisa: Poder Local e Educação - A Escola de Alternância como Referencial de Permanência

  • Finalizado

Projeto de pesquisa desenvolvido sobre o objeto de pesquisa da autora na tese de doutorado realizada na Universidade de São Paulo. O objetivo foi estudar de forma multidisciplinar a política pública denominada "Escola do Campo" do governo do Estado do Paraná de 1990 a 2002, do ponto de vista da agricultura familiar, capital social, redes e educação rural.

2000

(FAPESP) - Estudo piloto para a introdução da Triagem Neonatal da Galactosemia no Estado de São Paulo.

  • Finalizado

Em um contexto de marcantes desigualdades sociais e escassez de recursos públicos para o financiamento do setor saúde, a avaliação de eficiência de ações e serviços de saúde é essencial para a elaboração de estratégias que respondam às necessidades de saúde da população. O crescente impacto das doenças genéticas como a galactosemia no Brasil e a possibilidade de detecção precoce de algumas delas no Programa Nacional de Triagem Neonatal, nos apontam para questões de custo-benefício de sua inclusão neste programa.

2006

(USP) - A importância do engajamento de um aluno de graduação em Grupo de Pesquisa: um estudo multi caso

  • Finalizado

Tem como principal objetivo identificar "como a prática da pesquisa durante a graduação pode contribuir para a completa formação do aluno de administração", ajudando em sua formação enquanto cidadão consciente e profissional melhor preparado paos desafios impostos pelo mercado e pelo desenvolvimento.

2007

Páginas

Subscrever RSS - Políticas Sociais: Educação e Saúde Pública