ABC da Cidadania

Área: 

Ano: 

2013

Situação: 

No final de 2004 o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo – GPublic/USP, criou um projeto chamado ABC da Cidadania, com o intuito de levar para as comunidades vizinhas do campus da USP de Ribeirão Preto conhecimento em forma de projetos de extensão existentes nas unidades. O projeto tem como objetivo a formação de novas lideranças políticas nos bairros, organização das associações dos moradores e formação de redes de parcerias, visando à inclusão social destes moradores.
Desta forma, em 2005, o ABC da Cidadania em parceria com o Banco do Brasil, que através do seu programa de inclusão digital (TELECENTROS COMUNITÁRIOS), doou computadores parte de seus computadores usados e formou um centro de inclusão digital na escola municipal EMEI Profa. Carmem Aparecida de Carvalho localizada no bairro do Jardim Paiva em Ribeirão Preto, conhecido como Centro de Inclusão Digital ABC da Cidadania.
Assim, iniciaram-se cursos de informática básica para os moradores da comunidade local. O curso de inclusão digital estabelecido conta com o apoio da USP Ribeirão Preto para dar suporte ao curso. Foi assim estabelecido um estágio social vinculado com unidades do campus da USP para garantir o funcionamento e continuidade das aulas, os alunos da universidade interessados em participar do projeto, participariam com a monitoria dos alunos do centro de inclusão digital.
O curso mantém um conteúdo amplo, que prima pelo uso de ferramentas de software
livre. Para tal fora escolhido um sistema operacional gratuito e de fácil adaptabilidade para os usuários, o Linux, distribuição Edubuntu (versão voltada para a educação da distribuição Ubuntu Linux). Sua aplicação fora somente possível devido à rápida adaptação dos monitores e alunos ao novo sistema, bem como à CODERP (companhia de desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto), que possibilitou a infraestrutura para o funcionamento do novo sistema.
Para o ABC da Cidadania, é uma oportunidade singular de estudo e acompanhamento dos resultados que este incentivo pode causar na comunidade local, para a realização futura de projetos similares.

Natureza: