(Santander - Edital de Políticas Públicas/PRG) PALP - Plataforma de acompanhamento de licitações públicas

Área: 

Ano: 

2017

Situação: 

O PALP, Plataforma de acompanhamento de licitações públicas é uma plataforma desenvolvida para conceder maior transparência aos contratos de licitação, principalmente aos que envolvem obras públicas. Utilizando informações fornecidas por órgãos públicos e portais de transparência, o PALP disponibiliza esses dados em um site, de forma fácil e intuitiva, por meio de gráficos e uma seleção de dados mais relevante, como termos, custo e cronograma de pagamento, empresas que já participaram de licitações públicas e Órgão público responsável pelo respectivo trabalho público. O endereço da obra pública está disponível em um mapa e é facilmente possível conhecer os detalhes de cada obra ea empresa responsável por esses trabalhos, pois quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor será o processo de transparência.
O PALP é um projeto de extensão do GPUBLIC / USP - Centro de Estudos de Gestão e Política Pública Contemporânea da Universidade de São Paulo - coordenado pela Professora Dra. Claudia Souza Passador. A GPUBLIC tem por missão "Desenvolver métodos de gestão e difundir práticas de gestão ao sector público e privado que promovam o desenvolvimento e a retidão social" e, portanto, tal como o PALP, tem como objectivo promover a eficiência e melhorar a Despesas públicas.
Além disso, o PALP tem como objetivo fomentar a participação popular, uma vez que o monitoramento das construções é feito com a assistência da população local, que através da plataforma, pode enviar fotos e postar comentários para acompanhar o desenvolvimento do trabalho e verificar Se os termos estão no cronograma, de acordo com o contrato. Além de tudo isso, o PALP também produz conteúdos educacionais relacionados a licitações e contratos, para educar as pessoas sobre o assunto e mostrar como é importante supervisionar as Obras Públicas.

Natureza: 

Linha de Pesquisa: 

Integrante(s): 

Coordenador: